sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DICAS PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO...SAÚDE

 COMO EVITAR GASTRITE


A gastrite é um estado patológico do estômago, devido a mau uso do mesmo. Sendo os factores principais: alimentação errada, má mastigação, stress que geralmente acontece por emoções mal trabalhadas.
Perceba que o homem tem bastante cuidado com suas máquinas. Seu carro, por exemplo, escolhe o melhor combustível, está atento a hora certa para trocar o óleo, mas em relação ao seu corpo, perdeu a consciência do que é uma boa alimentação, come tudo que ver pela frente, achando que é normal e que mal algum vai fazer. Não percebe porque, na maioria das vezes, o corpo vai reclamar muito tempo após, porque fica se esforçando para conseguir fazer uma boa digestão, no início conseguindo…
É diferente do carro, que, quando se põe o combustível errado, ele arranha, faz que vai funcionar e quando muito, pára logo adiante.
Como nosso corpo tem mais capacidade de se reconstituir, nem sempre é possível relacionar a gastrite com os factores envolvidos.
Quem quer ficar livre da gastrite, deve fazer uma alimentação natural, livre de enlatados, carnes e industrializados em geral. Se você vai comer um arroz ou um pão, coma integral, pois contém mais fibras, mais vitaminas, etc. Carnes? nem pensar, todos são defuntos, sem excepção.
Misturar líquido com sólido é outro veneno, porque o líquido vai diluir o suco gástrico necessário para fazer uma boa digestão.
Outra coisa, você não pode esquecer: seu estômago não é lata de lixo e então, não coma mais que o necessário. Também ele não tem dentes e é preciso mastigar bastante os alimentos, assim eles começam a digestão, já bastante triturados e insalivados, aliás, a saliva é fundamental, principalmente se for digerir amido.
Respeitando as combinações e os alimentos correctos, pode acrescentar alguns alimentos chaves que adoram curar estômago, como o repolho e a couve em salada, mas também como suco, este, se for em jejum, é excelente, porque é melhor absorvido, mas sem impedimento para tomar também outras horas durante o dia, porém, não esqueça: longe das refeições. Estas verduras contêm a vitamina U, que reconstitui a mucosa do estômago.
Os venenos que ninguém acredita: o café e o leite, sendo este último, demasiadamente perigoso, pois, por ser um alimento altamente alcalino, estimula a produção de ácidos no estômago.
Você não acredita porque, quando o estômago dói, bebe leite e imediatamente tira a dor. Tira mesmo, porque esta foi provocada pelo excesso de acidez do estômago, quando ingere o leite, na hora é um alívio, mas pouco tempo depois, o estômago já começa a produção de ácido em excesso que vai corroer cada vez mais o estômago, até formar úlceras, etc…
Quando comer, procure estar em ambiente agradável, livre de discussões, evite televisão ou notícias ruins, ouça uma boa música, contemple uma linda paisagem e relaxe…
As emoções em geral devem ser trabalhadas com ajuda dos florais, se não for suficiente, não rejeite um bom psicólogo ou alguma outra maneira de dissolver as emoções.
Quem tem gastrite, costuma estar insatisfeita, é como se, por exemplo, não estivesse digerindo bem sua própria vida e por isso não digere os alimentos.



O QUE COMER E O QUE NÃO COMER?

Cada corpo é individual e não se tem um cardápio fixo para todos. Existem algumas regras, com elas você observa seu corpo, sua intuição e faz seu próprio cardápio, procurando variar ao máximo.
SUGESTÃO: Em jejum: suco de frutas ou mesmo água, frutas, pão integral (torrado), se quiser pode usar patê, geléia, ricota etc. Variar com mandioca, inhame ou cará.
Almoço: O máximo de salada crua até alcançar 80% de toda a refeição. Como complemento acrescente: um cereal (arroz, aveia, milho, trigo, sorgo, triguilho, canjiquinha, centeio, etc.) Uma leguminosa verde ou brotada (os verdes são os que ainda não estão secos). As Verduras devem ser cozidas a vapor, quando não cruas.


CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS:
Frutas ácidas: abacaxi, tangerina, framboesa, jabuticaba, laranja, limão, romã, nêspera, ameixa – preta, ameixa – amarela, cidra, lima, marmelo, etc .
Frutas semi-ácidas : caju, caqui, cereja, damasco, goiaba, maçã, maracujá, manga, pêra, pêssego, uva, morango, carambola.
Frutas doces: banana, figo, mamão, tâmara, cana, melancia.
Frutas oleaginosas: abacate, amêndoa, avelã, azeitona, coco, noz.
Frutas secas: ameixa, damasco, pêssego, figo, tâmara, uva, pêra.
Hortaliças: alho, cebola, beterraba, cenoura, chuchu, nabo, couve – rábano, rabanete, abobrinha, pepino, palmito, tomate, pimentão, abóbora, berinjela, quiabo, brócolis, couve -flor, jiló.
Leguminosas: Ervilha, fava, lentilha, feijão, soja, grão de bico, etc.
Verduras: agrião, aipo, acelga, alface, cebolinha, chicória, azedinha, espinafre , ervilha-verde, salsa, salsão, rúcula, vagem, couve, repolho, dente-de-leão.
Feculentos: Mandioca, batata doce, batata inglesa, taioba, cará, inhame, mandioquinha.
É importante comer em ambiente agradável, afastado de problemas.
Mastigue bastante, porque os alimentos precisam ser bem quebrados para que os sucos digestivos possam atuar melhor.
NUNCA misture líquidos com alimentos sólidos. Os líquidos irão diluir o suco gástrico tão necessário para uma boa digestão. Então suco, água e chás deverão vir meia hora antes ou 2 horas após os sólidos.
Beba água em abundância, mas não esqueça: LONGE DAS REFEIÇÕES.
À noite procure alimentos mais leves para não sobrecarregar o aparelho digestivo que também precisa repousar.
EVITE:
Comer fora de hora – Misturar frutas ácidas com docesTomate com limão.
Carnes de qualquer espécie, inclusive peixes, frangos, bacon, salames, atum, etc.
Enlatados, cigarros, refrigerantes, bebidas alcoólicas, pimenta, margarina, temperos picantes, manteiga industrializada, fritura, chocolate, corante, temperos industrializados, vinagre, guaraná em pó, etc.
Misturar amidos com feculentos.
Comprar produtos sem saber a procedência e sem ler sua composição.
Queijos tipo: provolone, lanche, defumados, enfim laticínios industrializados.
Misturar frutas com verduras, exceto maçã, abacate e banana.
Descascar verduras, frutas, raízes etc. - Cozinhar demais os alimentos.
Ferver o leite de coco, azeite, misso, óleos,etc.
Alimentos muito quentes ou muito gelados.
Banhos quentes como também banhos depois das refeições.
As sobremesas que são deliciosas causam fermentação.
Congelados – microondas – bombril – detergente.
Observações Gerais: Procure lanchar frutas ou sucos de frutas.
Jantar com alimentos mais leves como frutas, pão integral, sopas, saladas cruas ou mesmo verduras cozidas.
Todas as hortaliças e verduras citadas podem ser comidas CRUAS. ATENÇÃO: Procure não comer mais do que o necessário, aí estão sugestões, mas não significa comer tudo ao mesmo tempo.
Muita Paz!

Sem comentários: